segunda-feira, novembro 28, 2005

Superando Uma Vida de Medo

Temos medo daquilo que nos prejudica. Seja o que for ou em qualquer área. Temos medo de não fazer o seguro do carro porque podemos ser roubados, medo de não fechar a janela para que ninguém invada, medo de perder o namorado, medo de ficar sozinho, medo do escuro.

Só que o medo só entrava nosso progresso. Em vez de temer o que nos pode atingir. Em vez de ficar em casa por não ter seguro do carro, em vez de deixar de visitar aquele seu amigo ou parente que mora num lugar barra pesada para não ser assaltado, em vez de ter ciúmes doentios para não perder o namorado ou cônjuge. Em vez de gastar suas energias com estas coisas que te “previnem” do pior. Viva o otimismo. Prepare-se para superar tais problemas se eles te alcançarem. Esforça-te e canaliza as energias para a superação de seus problemas.

Se apóie nas suas capacidades e na atuação de Deus sobre elas. Assim como você comprou um carro uma vez, pode fazê-lo de novo. Embora isso pareça penoso, é melhor do que passar a vida angustiado e estressado pensando no pior. O fato é que o pior nos ocorre muito pouco quando estamos preparados para superá-lo. Já notou que sempre que estamos prevenidos nada nos acontece? Que sempre que nos encontramos despreparados somos surpreendidos com terríveis acontecimentos que as vezes, pra piorar, se misturam com outros e se tornam reações em cadeia? Todos nós sentimos isso. Tanto quando esperamos que algo de ruim nos aconteça e isso não ocorre. Como quando não esperamos por nada ruim e isso nos surpreende. Ai nós criamos um mecanismo de defesa que diz: “Prepare-se para que isso nunca mais aconteça”. Isso é um pensamento equivocado. Mas que serve de defesa psicológica para os nossos medos. Assim o usamos como um talismã. Como se deixar de sair de casa fosse um bem ou fosse evitar que um dia num belo lugar, quando menos esperamos, fossemos roubados (para usar o exemplo dado acima).

O fato é que há eventos desagradáveis e acontecimentos que nós não podemos evitar. E que nunca chegam com data marcada. São coisas externas a nossa personalidade que são completamente imprevisíveis. Como o assalto que tanto mencionei até agora. Como saber quando será? Quem será e onde será? Impossível. Mas se eu viver me preocupando com isso de modo que interfira no meu livre arbítrio, então, deixo de viver a minha vida e passo a viver aquilo que as circunstancia me permitem viver. Esse não é o plano de Deus. E Ele quer te libertar desses pensamentos inúteis.

(Mat 6:25) Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?

(Mat 6:26)) Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?

(Mat 6:27) Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?

(Mat 6:28) E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;

(Mat 6:29) contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.

(Mat 6:30) Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?

(Mat 6:31) Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?

(Mat 6:32) (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.

Pare e pense: Quantas vezes você já foi roubado? (exemplo base) Analise a proporção de vezes que isso aconteceu e o tanto de vida que você já viveu. Agora lembre-se o que foi tirado de você. Quantas vezes depois, em sua vida, você obteve o mesmo item de volta, ou um semelhante? Note que proporcionalmente, você tem mais, do que te tomam. No entanto, o medo de ser roubado é grande o bastante para entravar nossa vida e nosso livre arbítrio. E este é um dos maiores medos sociais que temos hoje. Não entenda errado, não falo de um completo desleixo ou desatenção com seus bens. O que digo é, faça o máximo que para evitar problemas, desde que isso não seja sua vida em si. O que pode ocupar seus pensamentos, sugar suas emoções ou fazer de você um ser humano preso a metodismos e transtornos psicológicos.

Vamos retomar um dos pensamentos anteriores: “Já notou que sempre que estamos prevenidos nada nos acontece?” Então o segredo é nos prevenir mesmo?!?! Sim. Mas que tipo de prevenção é essa? 4 passos práticos para uma prevenção eficaz. 1° Confiança em Deus (Fé em Deus). 2° Acreditar que você pode resolver o problema se ele aparecer (Fé nos dons que Deus te deu. Fé em você). 3° Fazer provisões para evitá-lo SE essas não interferirem no seu livre arbítrio e estilo de vida. 4° Não ter medo, ou se lamentar – Essas coisas tiram suas energias para enfrentar o problema.

Melhor do que viver com medo de um problema é viver com a certeza de resolvê-lo. As chances de um problema lhe alcançar são sempre menores que as chances de você resolvê-lo. Assim como há um ditado que diz: “Vem fácil, vai fácil”. Para situações de sorte e de sucesso. Assim também podemos aplicar o mesmo ditado aos problemas. Exceto quando fazemos do problema um grande e impossível desafio. “Se pensas que podes, podes. E se pensas que não podes, acertaste.” - Mary Kay Ash

“Quando Golias investiu contra os israelitas, todos os soldados pensaram: ‘Ele é tão grande que nós nunca vamos conseguir matá-lo’. Davi olhou para o mesmo gigante e pensou: ‘Ele é tão grande que eu não vou poder errar’”. – Russ Johnston

E Deus corrobora essa idéia dizendo que :

(Mat 6:33)

Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Fé em Deus sem medo de ser feliz. Clichê, mas real.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Matheus Sousa disse...

Muito bom! Que legal ler um texto tão confortante! Que Deus te abençoe sempre. E poste mais textos rs. Abraço!