quinta-feira, agosto 27, 2009

Brasil é o Campeão de Mortes por AH1N1

Até agora! Mas como? Alguém pode me explicar? Como um dos últimos países da América do Sul a ser infectado pelo novo vírus da gripe, a famosa "Gripe Suína", se tornou o campeão mundial em fatalidades? Os dados são bem simples de serem analisados. O Brasil recentemente declarou-se infectado pelo vírus, logo após a Argentina, depois que uma pessoa em Osasco adquiriu a doença sem ter entrado em contato com ninguém que tinha saído do país. O que indicava o alastramento natural e, apartir de então, descontrolado da doença. Isso ocorreu no fim de Julho, inicio de Agosto. Em menos de um mês - vamos ressaltar esse dado importante - MENOS DE UM MÊS o Brasil se tornou o campeão de mortes. Segundo dados de hoje registrando 577 mortes pela doença. Porque o Brasil possui a maior taxa de mortes sendo um dos últimos grandes países a serem infectados por esse tipo de Influenza A???

Acho que está mais do que claro que nosso sistema de Saúde está GRIPADO. Não damos conta do recado no que tange a saúde. Eu sempre ouvi que o nosso sistema de saúde estava falido e precisando de ajuda, mas agora pude ver o quão ineficiente ele se encontra.

Se formos avaliar a situação de outros países da América do Sul como o da Argentina, por exemplo, pode parecer que estamos bem. Em comparação com o numero de habitantes a Argentina (439 mortes) teve uma taxa maior, registrada em 1,08%. O Brasil está com 0,29% abaixo do Chile e da Costa Rica. Mas se medir por baixo não é um lugar seguro. O México, onde tudo começou só possui 179 mortes em seus registros. E a população americana é bem maior do que a nossa. E o argumento final repousa no fato de estarmos falando de uma PANDEMIA. Uma epidêmia em termos globais. Ser o país com maior número de mortes em todo o globo terrestre não possui justificativa.

Nisso tudo notei uma coisa. Notei que eu não estava interessado pela saúde do país até que a situação galopou até mim. Eu sempre ouvi falar sobre o problema da saúde no Brasil, mas ele nunca me afetou. Nunca me preocupei realmente com ele. E não estou preocupado com essa gripe (tenho bons anticorpos). No entanto, notei o quanto estamos a mercê de pessoas, que pensando como eu, por terem seus próprios recursos, abandonaram a saúde nesse estado "Campeão", de mortes. Políticos preocupados apenas com seus bolsos. Mas a morte e a doença, não escolhem classes sociais. Talvez agora eles resolvam olhar para aqueles aquem eles tem esquecido. E talvez agora os esquecidos prestem atenção em quem esta realmente interessado em resolver o problema. É um ciclo triste.

Enquanto as pessoas morrem, espero que você que lê este comentário, não se limite a suas próprias e egoístas perspectivas. Espero que quebre com esse ciclo de egocentrismo e se envolva com os problemas dos outros. Porque os líderes que temos, são aqueles que merecemos. Se não nos envolvemos como cidadãos e servidores dos outros. Não haverá quem chege ao poder com essa visão de cidadão e servidor.

Provérbios 29:7 "Informa-se o justo da causa dos pobres, mas o perverso de nada disso quer saber".

PS:É interessante como toda essa situação expõe nossos erros como seres humanos. Individuos bons de discurso, mas péssimos altruístas. Quem não crê em Jesus pode sinceramente achar que Ele nunca vai voltar aqui, mas não dá pra negar que Ele sabia o que ia acontecer conosco. Sabia no que nos tornaríamos e o que fariamos com nossa sociedade. E até as consequências naturais disso. Porque então, não acreditar na parte em que Ele diz: Vou voltar? Não estou dizendo que a Gripe Suina é o derradeiro sinal da Volta de Jesus ou do fim do mundo (como a placa da foto insinua), mas estou dizendo que a condição moral humana é essa evidência.


Nenhum comentário: