segunda-feira, abril 05, 2010

Profecia I - O tempo do fim do mundo.

Agora que aprendemos o que é “Temer” a Deus. Encontramos uma profecia em Apocalipse (vamos chamá-la de profecia A14, guarde está sigla) que fala sobre a importância desse termo para as pessoas que vivem próximas do fim do mundo. Mas antes de entramos na profecia em si vamos responder a seguinte pergunta, estamos no fim do mundo?

Muita gente acha que sim, outros duvidam. Bem, não é novidade pra ninguém que Jesus havia dito que no fim do mundo se ouviria falar de “guerras e rumores de guerras, terremotos, nações aterrorizadas pelo bramido do mar e das ondas, maldade, ausência de amor em quase todas as pessoas, falsos Cristos” e etc... Mas alguém ainda pode achar que isso não é suficiente pra definir o tempo do fim. Então vamos ser mais precisos.

Para isso é preciso entender outra profecia. Em Daniel 12:4(“Tu, porém, Daniel, encerra as palavras e sela o livro, até ao tempo do fim; muitos o esquadrinharão, e o saber se multiplicará”.) um anjo diz para Daniel fechar o livro que ele havia escrito (o livro de Daniel) que ele seria reaberto no tempo do fim, quando muitos o estudariam e então o conhecimento sobre o livro se multiplicaria. Sendo assim temos uma profecia que diz que desde Daniel (cerca de 600 anos antes de Cristo) até o período do fim do mundo, o livro ficaria fechado. Ou seja, ninguém entenderia o seu conteúdo, visto que o livro de Daniel nunca foi literalmente fechado, como se passassem cadeados e chaves ao redor dele. Todo o conteúdo sempre foi de livre acesso de todos, mas nem Daniel, nem ninguém, entendiam o seu conteúdo. Um exemplo disso é Daniel 8:26 “...preserva a visão porque se refere a dias ainda mui distantes”. Daniel tem uma visão que ele não entende, e o anjo não desvenda, porque é uma visão para ser compreendida em “dias ainda mui distantes”.

Sendo assim, sabemos de uma coisa. Sabemos que no tempo do fim, o livro de Daniel seria reaberto e finalmente compreendido (“muitos o esquadrinharão e o saber se multiplicará”).

Será que isso já aconteceu? Sim. Em 1798 quando o Papa foi aprisionado e o poder de governo do papa foi destituído. Napoleão Bonaparte tentava conquistar o mundo e logo depois disso vieram a revolução industrial e o Iluminismo. Pondo a razão acima da fé e questionando todo o governo religioso que sempre vigorou no período medieval. Em meio a essas revoluções todas, o protestantismo surgiu. E a Bíblia finalmente pode ser impressa! O que aumentou extraordinariamente o acesso a ela e todo o seu conteúdo, que por centenas de anos esteve restrito.

A partir de então as pessoas começaram a pensar que o fim do mundo havia chegado. E começaram a estudar a Bíblia e principalmente o livro de Daniel que continham uma mensagem selada para o tempo do fim.

Em Apocalipse10:2 aparece um anjo segurando um “livrinho” que estava fechado e foi aberto (a palavra grega avnoi,gw – anoigo significa algo fechado que foi aberto). Que livro será esse? Sim, exatamente, o único livro fechado do Antigo Testamento, Daniel. Logo depois em Apocalipse 10:6 o anjo que abriu o “livrinho” jura: “Já não haverá demora!” referindo-se ao fim do mundo pela Volta de Jesus.

Sendo assim, quando que o livro de Daniel foi “reaberto”? Quando que o saber sobre ele se multiplicou e muitos o esquadrinharam? A partir do fim do século XVIII e inicio do século XIX. Quando o livro voltou a cena e muitas pessoas compreenderam suas profecias.

Sendo assim, já estamos no TEMPO do fim. Não é de se admirar que as palavras de Jesus façam tanto sentido hoje, e que os seres humanos estão se comportando como aqueles descritos para o fim do mundo.

Mas e agora? O que A14 tem para me dizer?

Continua...

Um comentário:

Unknown disse...

Qual versão bíblica diz que muitos o esquadrinharao?