sexta-feira, dezembro 22, 2006

No fim da linha - A Hipótese do Suicídio.

“Pô, a vida é um inferno mesmo”... Dá vontade de desistir dela quando a coisa aperta feio. Você olha ao redor e fica sem saber pra onde ir. Aí vem uma simples pergunta em meio a toda sua dor: “O que te impede de parar de sentir dor? Sua vida? Isso é fácil de resolver!” Em momentos como esses vale a pena lembrar algumas coisas. Esse texto escrevi para um grande amigo meu que estava precisando lembrar essas coisas.... Adaptei para o blog, mas o texto está quase intacto... Se você está passando por muitos problemas e suicídio já não parece mais uma solução e sim uma solução (parafraseando meu amigo) então lembre-se que:
“Não tem jeito! Não dá pra tirar a própria vida! Vou mostrar-lhe que isso não é possível. Mas antes saiba o seguinte: Desistir da vida é realmente o pior pecado de todos. Nada pode se comparar a esse pecado. Porque você joga o sacrifício de Deus e tudo que Ele te deu, da Criação da humanidade até a sua Saúde presente no “saco”. E o “saco” aqui é literal e preto. Desistir da vida é o mesmo que gritar pro Universo "Eu desisto de Deus"! enquanto que Ele nunca desistiu de Você! Mesmo depois de tudo que você já fez, faz e provavelmente fará.

Eu falei que desistir da vida é o pior pecado de todos. Dai você pode dizer assim, "e daí que é o pior de todos? E a minha dor? Ninguém ta vendo? Ninguém vai fazer nada? Não to nem aí pra esse negócio de pecado! Vou morrer mesmo". O problema é que Ellen White (autora americana Cristã) diz que a pior de todas as decepções, a pior de todas as dores, não será em vida, mas sim na segunda ressurreição! Segunda ressurreição? (Apocalipse 20). Lembra também que mencionei não ser possível tirar a própria vida? Pois é, não é. Mil anos depois da volta de Cristo a terra, todos os homens que pecaram e não foram salvos serão ressuscitados. Ou seja, não mandam na própria vida. Decidiram morrer, mas serão ressuscitadas. Prova de que não podem selar o próprio destino. Deus que deu a vida Ele que irá tirá-la. Assim, quando as pessoas voltarem a vida do jeito que morreram. Se morreu sem olho, ressuscita sem olho, se morreu enforcado, ressuscita com o pescoço roxo, e assim por diante. Quando elas verem que ressuscitaram nessas condições, terão a pior de todas as decepções... Falharam. Trocaram a glória e a felicidade eterna pela morte e dor eterna. Só vai doer enquanto durar o fogo, mas será a ultima dor. Cada um pagará pelo que fez... Nos mínimos detalhes, quem pecou mais queima mais, quem pecou menos queima menos, o diabo, vagabundo, esse vai ser o ultimo. Porque estou te dizendo isso? Terrorismo? Não. Realismo. Você precisa entender que a morte só aumentará sua dor. Pensa que a morte vai fazer você parar de sofrer? Ela só vai causar mais sofrimento. Um segundo depois dela, você já estará de pé no juízo final, para aí sim, sentir dor, decepção e amargura de verdade...
E Deus? Então porque não me ajuda a superar os problemas, a vencer minha dor? Ele quer e tenta, mas apesar de ser Todo-Poderoso não quebra suas leis, é imoral pra Ele. Assim a lei do livre arbítrio permanece intacta. Enquanto Ele tenta te ajudar o diabo fica gritando: "É MEU! É MEU! NÃO TOQUE!!!" O grande problema está quando Deus te olha e você, entregue ao pecado e sem querer sair de lá, balança a cabeça lentamente confirmando as palavras do Inimigo. Seus atos continuam confirmando isso? Quanto mais fundo no pecado, mais o diabo joga culpa sobre você, até que você desista. Daí ele parte pra outra é mais um pra ele, menos um pra Deus.
-->

Quanto a sua dor amiguinho, lembre-se, para que o sacrifício divino fosse perfeito Ele teria que sofrer mais que você, eu, ou uma menininha estuprada e esquartejada por ai. Você pode achar que foi uma grande catástrofe o WTC em 11/09, mas cada uma daquelas 6000 pessoas que morreram alí, tiveram uma parcela de dor semelhante. Cada uma recebeu o tanto de dor que podia e ponto. Não se soma a dor delas. As dores foram individuais. Assim, Deus individualmente, jogou para Sí todas as dores que podia... Cristo, morreu antes do tempo que um homem comum levava pra morrer na cruz, pelo simples fato de estar sofrendo muito mais que um Homem comum. Psicologicamente, porque sentia todos os pecados do homem sobre, Si. Via todos os seus pecados, amigo, e ainda assim, mesmo podendo mudar tudo com um único abrir e fechar de olhos ele decide te salvar. Você. Amigo. Ele viu você lá. Ele usou sua divindade na cruz pra poder ver todos os pecados de todo mundo e com Sua humanidade ainda assim ficou lá! Ele sofreu tanto fisicamente, que nem preciso comentar. E até espiritualmente, porque Deus o abandonou. Pela primeira vez a Trindade se separou incontestavelmente. Ele estava longe de Deus, sendo Deus. Depois passou 3 dias de esquecimento na tumba e ressuscitou sem a certeza de que tinha feito tudo certo. Imagina que incerteza miserável!

Mas há algo bem agradável de se lembrar também! A volta dEle. Ele promete vir ao mundo e acabar de vez com a dor e o sofrimento. Você nunca mais vai perder quem você ama, terá ansiedades, tristezas ou culpa... E apesar de parecer estar demorando, porque medimos o tempo pelo nosso período de existência, sabemos que já estamos no tempo do fim desde 1798 d.C

Amigo, vou agora, pra terminar, te mostrar um texto de Ellen White:
"Todas as perplexidades da vida serão então explicadas. Onde para nós pareciam apenas confusão e decepção, propósitos frustrados e planos subvertidos, ver-se-á um propósito grandioso, predominante, vitorioso, uma harmonia divina". [1]


[1] WHITE, Ellen G. Educação. P.p. 305.
Mais embaixo coloquei um texto de um artigo que havia escrito:
Em Mt 10:29, Jesus inicia uma comparação. Ele demonstra que os passarinhos, naquele tempo não valiam quase nada, meio asse cada um. Um denário era o pagamento por um dia de trabalho, um asse equivale a 1/16 de denário, como um asse paga dois passarinhos então cada pássaro vale 1/24 de denário. Trazendo para hoje, se um dia de trabalho equivale a doze horas então um passarinho custaria meia hora de trabalho em um dia. Depois de dizer que um passarinho não vale nada ele completa dizendo que "nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai" (grifo acrescentado).
O Senhor não permite que nenhuma coisa por menor que seja aconteça sem o consentimento de Sua vontade. Se assim não fosse, Deus teria que viver corrigindo eventos casuais que atrapalham Seus planos finais. Mas por possuir pré-ciência de todas as coisas Ele filtra tudo que há de acontecer à Suas criaturas para que Sua santa vontade seja executada. Mas então Deus pode me deixar sofrer de propósito? O autor de Hebreus diz que sim. "...Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por Ele és repreendido;
--> (6) pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo O que recebe por filho. (7) É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija?...Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados Heb 12:5-7 e 11

E termino a carta com mais esse texto de Ellen White:
"Todos nós fomos debaixo da árvore, e sentamo-nos para contemplar o encanto daquele lugar, quando os irmãos Fitch e Stockman, que tinham pregado o evangelho do reino, e a quem Deus depusera na sepultura para os salvar, se achegaram a nós e nos perguntaram o que acontecera enquanto eles haviam dormido. Tentamos lembrar nossas maiores provações, mas pareciam tão pequenas em comparação com o peso eterno de glória mui excelente que nos rodeava, que nada pudemos dizer-lhes, e todos exclamamos - "Aleluia! é muito fácil alcançar o Céu!" - e tocamos nossas gloriosas harpas e fizemos com que as arcadas do Céu reboassem". Amém.
Agora, se você já cogitou seriamente tirar a própria vida. Calma, veja esse vídeo, Deus tem uma carta de amor pra você...
"Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo". João 16:33

Nenhum comentário: