terça-feira, agosto 28, 2007

A Grande Solução de Segurança do Brasil – A Nova Tomada

É impressionante, mas o meu país me surpreende todos os dias. A última eu to pra comentar a algumas semanas. Apartir de Agosto de 2007 até 2009 todas as tomadas elétricas terão de ser trocadas. Os aparelhos elétricos terão de ser fabricados no novo modelo brasileiro. Isso mesmo, Brasileiro. Nós, mestres da industria tecnológica e eletrônica mundial. Desenvolvemos uma nova super-tomada capaz de ser...hum... mais segura!?!?! Que mais? Só isso.

Enquanto temos problemas com segurança civil pipocando nos centros urbanos do país, estamos preocupados com os casos de choques acidentais. Me pergunto qual deve ser a porcentagem de brasileiros que morrem sob efeito do choque acidental por tomadas elétricas. Não é só isso, quem mata mais a tomada ou o tráfico de drogas? Tudo bem, alguém pode dizer que uma coisa é resolver um assunto simples como uma tomada, outra o tráfico de drogas. Mas é ridículo onerar ainda mais o cidadão com uma solução tão cara e insignificante para a vida do brasileiro. As tomadas são baratas, talvez pra mim e pra você que temos acesso a esse blog, mas e para aqueles que não tem nem acesso a Internet? Para estes, R$3,00 são 16 pães. E quanto ao gasto das fabricas na adaptação dos aparelhos eletrônicos, na própria fabricação da nova tomada, na disponibilização delas no comércio, na troca dos espelhos de parede para as tomadas, adaptação dos produtos importados e etc... Quanto gasto. Fora a bizonhisse aparente do produto. Soma-se a isso o gasto de fiscalização da transição e do combate ao antigo sistema de tomadas que acredito vá resistir bravamente por anos, mesmo que seja no submundo, famoso pelos preços baixos. O que me lembra que a obrigatoriedade da mudança encarecerá injustamente o custo do mesmo.

Por fim, fica a reflexão, enquanto o mundo se esforça sistematicamente para uma unificação homogênea, ao menos no que tange a economia, o Brasil se destaca por estar na direção oposta. Esse novo sistema para segurança do cidadão será um estorvo para a industria, na exportação e importação de produtos eletrônicos. Talvez esse fosse o tipo de produto que nos seria extremamente atrativo não fosse obrigatório, super-valorizado e fora de tempo. Há necessidades mais profundas do que estas em nossa realidade presente.

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu estou tão satisfeito com essa tomada, e tomei um choque com seus comentários. Acho que as pessoas que chegaram nesse padrão de tomada, são pessoas competentes que ficaram estudando por um longo período. Analisando todos os aspectos. Não muda em nada para mais de 80% das coisas que existem no Brasil. Só foi acrescentado segurança ao produto e finalmente uma padronização. Hojé é uma bagunça mais de 10 modelos sendo fabricados. Teremos um padrão e além de tudo seguro.

Unknown disse...

Obrigado pelo seu comentário. E fico feliz de encontrar sempre visões diferentes das minhas expostas aqui. Eu também tenho absoluta certeza da competência e da dedicação dos autores do projeto. Mas o ponto que levantei nem é realmente contra a pobre da nova tomada. Mas quanto a relevância dela diante de tantos outros problemas urgentes. Mas acredito também que ele vá aumentar junto com a oneração o nível de segurança. Só me pergunto, para que?

Unknown disse...

Diego,

Como seu post é de um lugar comum incrível a resposta va na mesma medida.

Você acha que a vida de uma criança ou mesmo poupar seu dedos de serem queimado ou mesmo decepados por um choque elétrico não vale todo o dinheiro invetido?

E mais, procure se informar melhor, quase todos os equipamentos elétricos e eletrônicos fabricados a mais de um ano já seguem essa regra.

Abs,
Adler

Anônimo disse...

Seguranca e' sempre benvinda.
Muitas cidades utilizam 220V e um choque acidental pode ser muito mais grave que um choque a 110V. Um choque a 220V implica em 4 vezes a potencia eletrica envolvida em um choque a 110V.

A unica coisa que me deixa chateado e' a mania que o brasileiro tem de "inventar padroes". Com tanto padrao seguro ja' existente: como o padrao de USA, da Comunidade Europeia e do Reino Unido... para que inventar outro padrao?

Isso somente significa que voce nao vai conseguir utilizar seus equipamentos quando viajar para o exterior. Lamentavel.
http://3.bp.blogspot.com/_TXjz5ypkQ9w/SuTs7gvuobI/AAAAAAAABu8/HkGiTxwkbM4/s1600-h/tecnologia1.jpg

Certamente algum politico imbecil, que somente pensa no proprio bolso, empurrou esta estupidez guela abaixo da populacao.

Richard Gomes
http://tinyurl.com/frgomes

Unknown disse...

Obrigado pelo comentário Richard Gomes. E tb ao sr Adler Victor. no entanto o sr. Adler solicitou que eu me informasse... bem eu solicito que ele LEIA o artigo direito e repare que foi escrito em Agosto de 2007. Que ele se informe melhor...rs

Falando nisso Carolina Romanini escreveu um texto na revista Veja dessa semana sobre o assunto http://veja.abril.com.br/281009/jabuticaba-eletrica-p-100.shtml

Anônimo disse...

É louvável a intenção de padronizar e definir um padrão seguro.
Mas é totalmente idiota a adoção de um padrão "alienígena".
O que faremos com os milhões de cabos de energia de equipamentos de informática e de carregadores de celulares que existem por aí?
Jogamos fora?
Mandamos reciclar?
Ou compramos um "adaptador" (que para mim não passa de um benjamin disfarçado)?

No Brasil tudo o que é feito com o objetivo de se obrigar alguém a gastar dinheiro na mudança é para se suspeitar.

Anônimo disse...

É justamente este tipo de apoio incondicional que explica a absurda situação do pais.
Quer padronizar tomadas? Pago imposto suficiente pro tal Gustavo Kuster vir trocar todas aqui em casa. Aliás, já o deixo convidado a fazê-lo.
Porém quem sabe padronizamos as escolas. Gostaria muito de parar de pagar escolas particulares (e públicas pelo imposto), assim sobraria mais dinheiro para trocar tomadas e equipamentos eletrônicos.
Preciso de uma TV nova, quem sabe LCD se eu puder depender do SUS e para de pagar a UNIMED.

E os amigos de opinião distinta, pagam as contas duplicadas e ainda sobra dinheiro para trocar tomadas? Se segurança é o fundamento da opinião, acredito que vão trocar todos aparelhos ao invés de utilizar o benjamin (adaptador) correto?