quarta-feira, abril 01, 2009

Dexter ataca novamente, dessa vez no Brasil!


F
ui muito criticado pelo texto sobre o seriado Dexter há quase dois anos atrás.
E com razão em algum momento. Acho que pesei demais a minha mão com críticas muito sarcásticas e irônicas aos expectadores. Aprendi demais com aquele texto. Mas aqueles que acompanham o seriado e a discussão sobre influência de mídia na sociedade já devem saber onde quero chegar. Aconteceu de novo.

Primeiro foi em Edmonton, no Canadá. O fã da série e cineasta, Mark Twitchell (foto ao lado)de 29 anos, foi acusado de homicídio por um crime que, segundo o The Canadian Press, se assemelha aos acontecimentos narrados no seriado. Johnny Altinger, que está desapareceido, teria sido morto por Mark em uma garagem - cenário que lembra muito o tipo de crime que é familiar a série americana. Dexter corta suas vitimas em pedacinhos e as lança no mar.

Eles apreenderam um script escrito por Twitchell sobre um assassino que atraiu um homem à sua morte em circunstâncias similares.De acordo a polícia local, a vítima foi aliciada em 10 de outubro para uma garagem onde Twitchell teria feito filmes. Johny teria sido atraído sob o pretexto de um encontro com uma mulher que teria contactado na internet.

“Nós temos muitas informações que sugerem que ele definitivamente idolatra ‘Dexter’ e muita informação de que ele tentou imitá-lo durante este incidente”, disse o detetive Mark Anstey do departamento de polícia de Edmonton, no Canadá. Como se ainda não bastasse, ele escreveu em sua página do Myspace, em terceira pessoa, a seguinte frase: “Mark tem muito em comum com Dexter Morgan”.

Até então, nada incomum ou digno de nota, tendo em vista os tempos quem que vivemos e a sociedade cada vez mais doente a que estamos nos acostumando a cada dia. Afinal foi apenas um caso. Uma “exceção”! Eu pensei assim, até hoje, quando uma notícia me saltou os olhos. Um problema sério da sociedade americana, os assassinos em série, estão se multiplicando, agora no Brasil. Sim, isso mesmo, no Brasil.
Sérgio Alexander, o Dexter Brasileiro.

O Jornal de Brasília (http://www.jornaldebrasilia.com.br/impresso/noticia.php?IdNoticia=325537) publicou a seguinte matéria: “Um homem de 35 anos foi apresentado ontem pela Polícia Civil do DF como suspeito de ser serial-killer. É o vendedor autônomo de veículos Sérgio Alexander Dias Casadio, acusado de ter matado três pessoas em Vicente Pires. Ao ser preso, ele agradeceu os policiais, dizendo que se não tivesse sido descoberto continuaria praticando assassinatos. Sérgio Alexander confessou que já tinha até planejado matar mais duas pessoas nos próximos dias. Sérgio Alexander aplicou injeções com anestésico em duas das vítimas. Ainda segundo os agentes, ele limpava com cuidado o local do crime para não deixar pistas.

O vendedor de carros foi preso na quarta-feira à noite em sua residência, em Vicente Pires. Segundo o delegado Erick Seba, da Delegacia de Repressão a Sequestros (DRS), Sérgio Alexander intitulava seus crimes de Operação Dexter, nome do seriado norte-americano que lhe inspirava e ensinava a matar. Em sua casa, a polícia apreendeu vários DVDs do Dexter. Também foram encontradas cópias do seriado NCIS, com o qual aprendia a limpar o local dos crimes”.

Segundo a reportagem na rede Bandeirantes, ele matou a própria namorada que havia sido cumplice em dois dos crimes anteriores. Ele limpava a cena do crime, o corpo da vítima, e jogou uma em um rio, alusão ao modo como Dexter se livra dos corpos lançando-os no mar. No caso do estado de Goiás, rios. Uma das mortes foi exatamente como uma das ultimas mortes de Dexter na 3º Temporada. Utilizando um arame com madeiras nas pontas para dar firmeza enquanto sufocava a vítima.

Não estou aqui para um grande e sonoro “Eu Avisei!”. Estou aqui para dizer o quanto podemos ser envenenados, e quando não somos, outros poderão ser. Em nome do entretenimento deixamos um seriado irresponsável ditar o destino de 3 vítimas no Brasil. Para mim e para você talvez esse seja um entretenimento inofensivo, o que duvido também, mas com certeza não foi para as vítimas de Sérgio Alexander. E quem sabe o que mais não há por ai, ou há por vir ainda? Vale a pena para nossa sociedade? Não vou repetir meus argumentos. Recomendo aos que não leram o antigo post, uma rápida conferida.

13 comentários:

Unknown disse...

Esse vagabundo matou meu irmão,e ele poderá ficar o tempo que for mas ele será morto da mesma maneira que ele o matou..Isso é fato!.

Unknown disse...

Jhoni, imagino a sua dor. E mal posso acreditar que alguém tão próximo a uma vítma esteja se manifestando aqui. Uma infeliz evidência de que esse problema chegou bem mais perto do que se imagina. Lamento muito amigo.

Anônimo disse...

O Dexter é a mão esquerda de Deus, só mata assassino, pedófilo, psicopata e pessoas sem salvação para o nosso de vida. Esse vagabundo brasileiro é somente um fanfarrão que não sabe discernir realidade e entreternimento.
Todos gostamos do dexter, porque sabemos que é ficção.
Que esse lixo apodreça no inferno, seria bom o próprio dexter pegar ele, pois é pessoas como ele que ele gosta de matar.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vulto Vigilante disse...

Dexter mata assassinos comprovados.Esse vagabundo mata qualquer um.

A tv não cria assassinos.Assassinos nascem assassinos.

Juli disse...

Não sei que tipo de idiota é capaz de atribuir a um seriado a culpa de algum crime. Se as pessoas são idiotas e transtornadas, qualquer coisa é motivo para cometer crimes. Eu assisto CSI e nem por isso viro perita em limpar cena de crimes, assisto Dexter nem por isso viro justiceira, assisto Supernatural e nem por isso vou caçar fantasmas. Sabe porque? Porque não sou retardada, diferentemente das pessoas que acham que séries motivam pessoas a se tornarem assassinas.
Deixe de ser alienado!

Jonatan disse...

Juli...

Seu desequilibrado comentário demonstra o quanto você é capaz de avaliar de maneira sensata qualquer tipo de possibilidade, seja ela a seu favor, ou contra. O argumento dele é exatamente o seu, pena que você é dirigida por suas emoções e não soube julgar isso. Aposto que entendeu antes de ler qualquer linha que esse post foi escrito para destruir o seu seriado tão querido. rs. Leia de novo. Ele disse que se existem pessoas "idiotas e transtornadas" um seriado como esse é irresponsável. Porque dá a essas pessoas "idiotas e transtornadas" a chance de por suas idiotices e transtornos em prática.
Você assiste CSI e não se torna perita... hum... graaande argumento! rsrs Mas seguindo a sua linha absurda de pensamento mediocre, então CSI não deve ter nada haver com o aumento da procura dessa profissão??? Ah, não, é pq VC assiste e não quer, que VC é o padrão da humanidade! E o cara que é alienado.
Não, acho mesmo que retardado, é quem se dá ao luxo de ler um argumento, sem querer argumentar, que gasta o seu tempo ofendendo, e comentando, só pra trollar.

Quantas faculdades de psicologia vc tem? Quantos doutorados? Quantos anos de estudo, se é que tem algum? O que faz da vida além de ver seriados lixo? Não sei nem porque to conversando com vc...

Acho que é pra te ajudar...

ah lembrei... Por que eu queria ver quem seria o retardado se fosse o seu irmão!

Opa! Mas vc não tem mais nenhuma sensibilidade não é mesmo? deve estar torcendo o nariz porque mencionei a chance de ser seu irmão não é mesmo? É... Então... Continue assistindo...

ALEXANDRE KURT disse...

Olha detesto blogs por causa disso. Pessoas que não tem nenhum estudo para dar embasamento nas suas matérias. Este cidadão em questão usou a série para dar razão a um problema psicológico latente. No seu pensamento não posso ouvir uma música porque posso fazer atrocidades como Manson; não posso assistir um filme, que lançarei uso de uma metralhadora em centenas de pessoas no cinema; não posso ler um livro que assassinarei colegas de escola... Realmente vivemos em um mundo tão hipócrita, que culpamos qualquer coisa para validar nossos atos!

Unknown disse...

Alexandre, é por isso que EU não gosto de blogs, as pessoas podem comentar qualquer coisa sem nenhum embasamento. Quem disse que não há estudos envolvidos? Quem disse que não há embasamentos? Você pode até não concordar com eles, no seu caso por questões volitivas, mas isso não indica opiniões desembasadas. Aliás, na sua avaliação parcial,para você parece indicar.
"No seu pensamento não posso ouvir uma música porque posso fazer atrocidades como Manson; não posso assistir um filme, que lançarei uso de uma metralhadora em centenas de pessoas no cinema; não posso ler um livro que assassinarei colegas de escola... " Onde foi que eu falei isso? Você me conhece tão bem assim? Faça um favor a todos. Embase seus comentários. Se tivesse lído o artigo anterior entenderia que não estou dizendo nada disso. E sim que existem pessoas desestruturadas que irão usar a influência das cenas e do plot da série, por meio de empatia e neurônios espelho, e terão coragem para libertar-se de suas últimas barreiras éticas.

Realmente vivemos em um mundo tão hipócrita, que fingirmos não sofrer influência de coisas ruins, só para continuar convivendo com elas.

Anônimo disse...

Ah, fala sério. Não quero discutir com ninguem, até porque não vim aqui pra isso, mas para pra pensar...
Somente pessoas com mente fraca e com tendencias a tais atos seriam influenciados a fazer isso.

Há um anime chamado ''Death Note'' em que um estudante acha um livrinho que mata as pessoas. Isso mesmo, MATA. A pessoa que tiver o nome escrito no caderno, se o escritor tiver conhecimento do rosto, morrera. O estudante usa o livro pra matar assassinos e estrupadores: ''serei o deus do novo mundo, limparei o mundo da carniça'' O.o', pense bem, ele teve um pensamento de limpar matando apenas o assassino... Enloqueceu com o poder e saiu matando geral... enfim, não to aqui pra explicar o anime. Mas de toda forma, para pra pensar um momento... Você usaria o caderno para matar assassinos? quem vc mataria? Se o cara da chacina no rio de janeiro que matou crianças e depois se matou estivesse vivo, você mataria ele?

Com o Dexter é A MESMA COISA!
O fato do cara matar, estimula uma vontadezinha de ''matar assassinos'' em todos que veem a série.
A maioria das vezes vc se pega torcendo pra ele sem perceber.

Mas vc tira da sua cabeça qualqr chance disso porque vc é mentalmente formado.
Esses casos são de pessoas que reprimiam isso e a qualqr momento ou influencia que pudesse libertar isso faria acontecer.

Ver a esposa traindo; saber qe algum parente mto proximo foi assassinado...
enfim...

Acho que dizer que o Dexter está convertendo pessoas ''Do bem'' a cometer assassinatos é um tanto quanto ignorante!


Caso isso que eu disse acima não tenha NADA a ver com sua declaração, simplesmente ignore.


Ignore também os erros de portugues. :D

Anônimo disse...

else ele matasse assassinos, ou pedofilos comprovados, eu daria todo meu apoio/ rs

Ju disse...

Concordo plenamente!

Anônimo disse...

Vai se fuder man agora se o cara não sabe separar realidade de ficção tem que culpar todo mundo tenho 15 anos e assisto dexter e varios anos e nunca quis matar ninguem Seu idiota ...